Frenchificação, moda espanhola e nacionalismo: Política, indústria e imprensa

Autores

Palavras-chave:

Frenchificação, imprensa, moda, história econômica, história da Espanha

Resumo

A influência do traje espanhol declinou a partir do século XVII, mas principalmente desde a chegada dos Bourbons à Espanha. A francesificação foi um fenômeno, nas formas de Versalhes, em relação à crise de identidade espanhola contemporânea. Apesar da resistência tradicional ao gosto gaulês, notória no motim de Esquilache (1766), a força de fenômenos como a majestade e até o triunfo contra os franceses na Guerra da Independência, no século XIX, a consolidação ocorreu no país nos modos e modas franceses. O declínio da capa e da mantilha, símbolos espanhóis vistos na Rebelião das Mantillas em 1871, símbolos dos problemas enfrentados pelo progresso, industrialização e cultura burguesa do país, bem como a crise do nacionalismo espanhol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

ANA MARÍA VELASCO MOLPECERES, Universidad de Valladolid

Facultad de Filosofia y Letras

Referências

Almanaque de 1708. Disponible en: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b69472566 [Consulta: 22/07/2020].

BARDIN, Laurence, El análisis de contenido, Akal, 1986.

BERELSON, Bernard, Content Analysis in Communication Researches, Free Press, 1952.

BOTTINEAU, Yves, El arte cortesano en la España de Felipe V, Fundación Universitaria Española, 1986.

COLOMA, Luis, Pequeñeces, Cátedra, 1977.

CORUJO MARTÍN, Inés, “La mantilla entre tradición y modernidad: moda, género y cultura material en la España de los siglos XVIII y XIX”.

Letras femeninas, 43, 1, 2017. pp. 28-45.

Correo de las damas, 13 de noviembre de 1833.

CUZOVIC-SEVERN, Marina, “Early spanish fashion journals for women as catalysts of afrancesamiento and female subordination”, RIHC. Revista Internacional de Historia de la Comunicación, 10, 2018, pp. 8-29. Disponible en: https://revistascientificas.us.es/index.php/RiHC/article/view/6722 .

DÍAZ MARCOS, Ana María, La edad de seda, Cádiz, Universidad de Cádiz, 2006.

El Artista, 1835, Tomo II, p. 73.

El Buen Tono: Periódico de modas, artes y oficios, 15 de enero de 1839.

El Correo de las Damas, 21 de julio de 1835.

El Panorama, 14 de noviembre de 1839.

ESCOBAR, José. “El sombrero y la mantilla: moda e ideología en el costumbrismo romántico español”, en: Aymes, Jean-René y Dérozier, Albert, Revisión de Larra: ¿Protesta o revolución?, Presses Univ. Franche-Comté, 1983, pp. 161-165. Disponible en: https://www.biblioteca.org.ar/libros/89863.pdf [Consulta: 22/07/2020].

GAUTIER, Teophile, Viaje por España, 1840. Disponible en: http://www.bocos.com/dwgautier_indice_itinerario.htm#Link663256C0 .

JIMÉNEZ MORELL, Inmaculada, La prensa femenina en España: (desde sus orígenes a 1868), Ediciones de la Torre, 1992.

LARA LÓPEZ, Emilio Luis, “Los emigrados franceses y la evolución del afrancesamiento en España”, Cuadernos dieciochistas, 17, 2016, pp. 243-273.

MARTÍN GAITE, Carmen, Usos amorosos del XVIII en España, Anagrama, 2005.

Nuevo Mundo, 27 de junio de 1907.

MESONERO ROMANOS, Ramón de, Panorama Matritense (Primera Serie de las escenas), 1832 a 1835, Vol. 1, Madrid, Francisco de Ula Mellado, 1865.

MOLINA-AZORÍN, José Francisco, “Mixed methods research in strategic management: Impact and applications”, Organizational Research Methods, 15, 1, 2012, pp. 33-56.

ONFRAY, Stéphany, “Ellas: de modelo a fotógrafa. La mujer como impulsora de nuevas formas retratísticas en los estudios fotográficos madrileños (1860-1880)”, Área abierta, 18, 1, 2018. Disponible en: https://revistas.ucm.es/index.php/ARAB/article/view/57039 .

PÉREZ GALDÓS, Benito, La desheredada, Alianza, 1997.

PERRÍN, Guillermo y DE PALACIOS, Miguel, Cuadros disolventes, 1896. Disponible en: https://lazarzuela.webcindario.com/ARGUM_PDF/CUADROSDISOLVENTES.pdf.

REYERO, C., Apariencia e identidad masculina. De la ilustración al decadentismo, Madrid, Cátedra, 1996.

RUIZ CÁCERES, Rocío, “La moda como símbolo de expresión patriótica en la literatura española decimonónica”, Cuadernos de Ilustración y Romanticismo, 25, 2019, pp. 27-39. Disponible en: https://revistas.uca.es/index.php/cir/article/view/5077

SAID, Edward, Orientalism, New York, Pantheon Books, 1978.

SÁNCHEZ GARCÍA, Raquel, “Política de gestos: la aristocracia contra la monarquía democrática de Amadeo”. Pasado y memoria: Revista de historia contemporánea, 18, 2019, pp. 19-30, disponible en: https://pasadoymemoria.ua.es/article/view/2019-n18-politica-de-gestos-la-aristocracia-contra-la-monarquia-democratica-de-amadeo-de-saboya.

Semanario Pintoresco español, 7, 1836, p. 64.

VALERA, Juan, Correspondencia, Vol. II (Años 1862-1875), Madrid, Castalia, 2003.

VELASCO MOLPECERES, Ana María, Moda y prensa femenina en España (siglo XIX), Madrid, Ediciones 19, 2016.

----- “Prensa de moda para hombres en España: intereses de clase y tendencias en la Guía del Peluquero (1873-1880)”, RIHC: Revista Internacional de Historia de la Comunicación, 10, 2018, pp. 30-544, disponible en: https://idus.us.es/handle/11441/78844 .

Publicado

2021-03-08

Como Citar

VELASCO MOLPECERES, A. M. (2021). Frenchificação, moda espanhola e nacionalismo: Política, indústria e imprensa. Estudios De Historia De España, 22(2), 104–123. Obtido de https://e-revistas.uca.edu.ar/index.php/EHE/article/view/3283